Urbanização de Tabatinga e impactos ambientais: Estudo de caso do igarapé do Urumutum

Foto: Bocas e Notícias 

26/04/2022, terça-feira 

Por Paulo César Bezarra, Jonas Dias de Souza 

O presente trabalho analisa os impactos ambientais na sub-bacia do Igarapé Urumutum, localizado a nordeste do município de Tabatinga-AM. 

O objetivo da pesquisa é identificar os fatores de degradação ambiental advindo da ocupação urbana e rural, caracterizar ambientalmente a sub-bacia no que se refere aos usos sociais, culturais e econômicos e, por fim, discriminar os possíveis impactos ambientais em curso no igarapé. 

Para alcançar os objetivos, realizou-se revisão bibliográfica sobre o conceito de impacto ambiental e a urbanização de Tabatinga, observações dirigidas com registro fotográfico e entrevistas e aplicação de questionários com a população do local. 

Os resultados mostram que os impactos ambientais ocorrente no igarapé Urumutum são maioria de origem urbana, sendo resultados de descarte de lixo e despejo de efluentes liquido, enquanto na área rural, observou-se o continuo processo de desmatamento. Esse conjunto de atividades afetou de forma negativa as relações da população com igarapé, diminuindo os usos sociais, consumo da água, transporte de alimentos, pesca e lazer. 

Leia ou baixe o texto no link http://geoamazonia.net/index.php/revista/article/download/289/211 

Seja o primeiro a comentar 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem