E-TABATINGA

Em Atalaia do Norte, Deputados federais e Senadores ouvem denúncias, questionamentos e reivindicações de lideranças indígenas do Vale do Javari

Foto: Robinho Padilha/Jambo Verde 

 

1º/07/2022, sexta-feira 

 

Por: Nailson Tenazor/Jambo Verde 

 

Hoje dia 1º de julho a Comissão de Deputados federais e Senadores se reuniu com prefeito de Atalaia Denis Paiva, vereadores, secretários municipais e segurança pública. 

 

Na manhã desta quinta-feira (30/06) a Comissão de deputados federais e senadores, chegaram a Atalaia do Norte, para permanência de dois dias para audiências públicas que discutirão assuntos relacionados ao assassinato do jornalista inglês Dom Philips e o indígena Bruno Pereira, além de discutir soluções para ações de segurança e de desenvolvimento para a região do Vale do Javari, comunidades ribeirinhas e região da sede de Atalaia do Norte. 

 

A primeira audiência pública começou com atraso. O evento ocorreu no auditório da União do Povos Indígenas do Vale do Javari (Univaja), completamente tomado por indígenas e convidados. 

 

Depois da apresentação de deputados e senadores, se pronunciaram o José Ricardo (PT-AM) - Coordenador da Comissão Externa da Câmara, Joenia Wapichana (Rede – RR) - Vice Coordenadora da Comissão Externa da Câmara e Randolfe Rodrigues (Rede- AP) - Presidente da Comissão Externa do Senado, que se dirigiu aos indígenas fazendo perguntas importantes se há ameaças a indígenas e apoiadores, quem entra na reserva ilegalmente, além de perguntas e respostas, que serão perguntadas e respondidas reservadamente aos parlamentares. 

 

Deputados e senadores também ouviram lideranças indígenas do Vale do Javari. As lideranças cobraram da comissão parlamentar, providências urgentes para conter a violência na região de fronteira. Outros líderes reforçaram que é necessário reestruturar a Funai para que o órgão possa agir na proteção dos indígenas e servidores, que hoje estão vulneráveis a violência. 

 

Os depoimentos foram registrados, catalogados, que serão transformados em um importante relatório contendo denúncias, reivindicações e investimentos em segurança, educação, emprego renda para Atalaia do Norte e região. 

 

Seja o primeiro a comentar 

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem