Foto: Divulgação/Arquivo pessoal
12/08/2023, sábado
Toda as cidades do Amazonas têm presença de indígenas. Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, todas no estado, lideram ranking das 10 cidades com maior número de indígenas do país.
Por g1 AM
O estado do Amazonas concentra a maioria dos indígenas do país, com 28,98% de população. Os dados são do Censo 2022 e foram divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) nesta segunda-feira (07/08).
Manaus, São Gabriel da Cachoeira e Tabatinga, todas no Amazonas, têm o maior número de indígenas do país. No ranking das 10 cidades brasileiras com a maior quantidade de indígenas, o Amazonas tem mais três cidades: São Paulo de Olivença, Autazes e Tefé.
Além disso, Censo aponta que o Amazonas é o estado que possui mais indígenas residentes em terras indígenas.
Censo 2022: veja resultado nas 62 cidades do Amazonas
De acordo com o Censo 2022, o Amazonas registrou 490.854 indígenas. O estado, onde a população total de pessoas cresceu 13,12% em mais de 10 anos, ocupa a primeira colocação do ranking. Veja:
População residente
Apesar de liderar a lista dos estados com presença de indígenas, o Amazonas ficou em segundo lugar no ranking da população residente por indígenas (veja abaixo). Em primeiro lugar, aparece o estado de Roraima.
Municípios
O Censo 2022 do IBGE apontou ainda que dos 4.832 municípios do país, todas as 62 cidades do Amazonas registraram presença da população indígena.
Censo 2022: veja resultado nas 62 cidades do Amazonas
Na lista das 10 cidades que concentram a maior parte da população indígena do Brasil, seis são do Amazonas. Veja:
Manaus (AM)
São Gabriel da Cachoeira (AM)
Tabatinga (AM)
Salvador (BA)
São Paulo de Olivença (AM)
Pesqueira (PE)
Autazes (AM)
Boa Vista (RR)
Tefé (AM)
São Paulo (SP)
Veja mais no link https://g1.globo.com/am/amazonas/noticia/2023/08/07/amazonas-tem-29percent-da-populacao-indigena-em-novo-censo-do-ibge.ghtml