Foto: Divulgação
28/08/2023, segunda- feira
Com investimentos previstos de R$ 1,3 trilhão até 2026. O PAC, criado em 2007 e retomado em 11 de agosto de 2023, tem como objetivo impulsionar a geração de emprego e renda por meio de grandes obras em diversas áreas da economia brasileira.
Os projetos em Tabatinga abrangem infraestrutura, educação, saúde, habitação, transporte e inclusão digital. Na área da educação básica, estão previstas a conclusão de creches, escolas e quadras cobertas. Já na saúde, serão construídos e ampliados hospitais estadual e federal com unidades de terapia intensiva (UTI) para adultos e neonatal. Além disso, haverá investimentos em novos equipamentos para laboratórios de fronteira.
A habitação também receberá atenção especial, com a construção de unidades habitacionais pelo programa Minha Casa Minha Vida. No setor de transporte, destaca-se a concessão do Aeroporto Internacional de Tabatinga. E para promover a inclusão digital, o projeto das infovias levará sinal de internet por fibra óptica em banda larga até Tabatinga.
O PAC já demonstrou seu potencial no passado ao implementar grandes projetos e obras em todo o país, fortalecendo a infraestrutura nacional e impulsionando a economia. Rodovias foram construídas, aeroportos expandidos e portos revitalizados. Agora é a vez de Tabatinga se beneficiar desse programa e deixar um legado importante para sua população.
O prefeito Saul Nunes Bemerguy recebeu a notícia com entusiasmo, ressaltando a importância das obras a serem concluídas para a geração de empregos e o desenvolvimento da cidade. Nas eleições presidenciais de 2022, Tabatinga mostrou seu apoio ao presidente Lula, com 65% dos votos no primeiro turno e 67% no segundo turno.
Com o PAC, Tabatinga se prepara para um futuro promissor, com melhorias significativas em infraestrutura, educação, saúde, habitação, transporte e inclusão digital. A cidade gêmea da tríplice fronteira amazônica vislumbra um horizonte de progresso e bem-estar para seus habitantes.