Foto: Reprodução internet
23/09/2023, sábado
Por Marcelo Moreira, do ATUAL
A Cosama (Companhia de Saneamento do Amazonas) informou que por causa do período de estiagem, há redução na captação e produção de água no interior do estado. As estações da companhia fazem o tratamento e abastecimento de água em 15 municípios: Atalaia do norte, Alvarães, Autazes, Benjamin Constant, Careiro da Várzea, Carauari, Codajás, Eirunepé, Itamarati, Juruá, Manaquiri, Nova Olinda Norte, Nhamundá, São Paulo de Olivença e Tabatinga.
Em nota, a Cosama informou que 80% da água fornecida é desperdiçada com a quebra de canos, e isso agrava o risco de desabastecimento. Segundo a companhia, nenhuma cidade está sem fornecimento de água.
"O desperdício de água prejudica o sistema de abastecimento, principalmente nesse período de estiagem devido aos níveis de captação e vazão baixa fazendo com que o trabalho do processamento de água seja maior do que o normal, sendo que o desperdício ocorre devido a diversos fatores como a falta de dispositivos como reservatórios domésticos como caixa d'água e dispositivo de controle como boia nos reservatórios e torneiras e o não reparo de vazamentos na tubulações e, principalmente a falta de cuidado e consciência do usuário", diz em nota.
Seja o primeiro a comentar
Curta nossa página no Facebook https://encurtador.com.br/dmyJP