DEMARCAÇÃO DE TERRAS INDÍGENAS: Governo Federal demarca mais duas Terras Indígenas

Foto: Divulgação

07/09/2023, quinta-feira

Presidente Lula e Ministra Sonia Guajajara homologam as TIs Acapuri de Cima, no Amazonas, e Rio Gregório, no Acre

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a ministra dos Povos Indígenas, Sonia Guajajara assinaram nesta terça-feira (05/09), a demarcação de mais duas terras indígenas: Acapuri de Cima, no Amazonas, e Rio Gregório, no Acre. A homologação faz parte das celebrações pelo Dia da Amazônia e pelo Dia Internacional da Mulher Indígena.

A cerimônia aconteceu no Palácio do Planalto e também contou com a presença da presidente da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai), Joenia Wapichana, ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, da ministra da Igualdade Racial, Anielle Franco, ministro da Justiça, Flavio Dino, ministro do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar, Paulo Teixeira, além de lideranças indígenas. Foram assinados diversos atos relacionados a terras indígenas, quilombolas e proteção ao meio ambiente.

O presidente Lula calcou seu discurso nas várias "pressas" que a Amazônia tem com relação a conter a destruição e se ver livre das diversas formas de violência praticadas contra a terra e as populações que lá habitam.

Terras Indígenas

A TI Rio Gregório fica no município de Tarauacá e tem área aproximada de 188 mil hectares, abrigando 580 indígenas das etnias Katukina Pano e Yawanawá, segundo dados do processo demarcatório. A ministra Sonia Guajajara esteve no território no fim de semana para participar do festival Mariri e conversar com as lideranças locais sobre o processo de demarcação.

A TI Acapuri de Cima está entre os municípios de Fonte Boa e Jutaí, com área aproximada de 19 mil hectares, onde vivem 101 indígenas da etnia Kokama, também de acordo com o processo demarcatório.

Saiba mais sobre o assunto no link https://www.gov.br/povosindigenas/pt-br/assuntos/noticias/2023/09/governo-federal-demarca-mais-duas-terras-indigenas

Seja o primeiro a comentar

Curta nossa página no Facebook  https://encurtador.com.br/dmyJP

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem