Taxa de suicídios de indígenas no AM e MS é quase 10 vezes maior que a média do país, diz estudo

Foto: MARCELO CAMARGO/AGÊNCIA BRASIL

29/09/2023, sexta-feira

Em 2018, taxas de suicídio entre indígenas nas regiões Norte e Centro-Oeste chegaram a 73,75 por 100 mil habitantes

Lucas Weber/Brasil de Fato

Estudo elaborado pela Fiocruz em parceria com Universidade de Harvard (EUA), publicado neste mês, revela que as taxas de suicídio entre indígenas no Brasil não são uniformes entre as regiões do país, tendo uma disparidade nas regiões Norte e Centro-oeste.





Os estados de Amazonas e Mato Grosso do Sul concentram os mais altos índices, superando em quase 10 vezes a média da população em geral no país.

O trabalho intitulado "Suicídio entre povos indígenas no Brasil de 2000 a 2020: um estudo descritivo" revela que quando analisado apenas o número de suicídios entre homens indígenas de até 24 anos de idade, em 2018, as taxas nas regiões Norte e Centro-Oeste chegaram a 73,75 para cada 100 mil habitantes.

O Atlas da Violência, elaborado pelo Ipea (Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada), apontou que neste mesmo ano o índice de suicídio entre jovens no país foi de 6,65 por 100 mil habitantes.

Embora a edição mais atualizada do Atlas ainda não tenha sido publicada, segundo dados do Fórum Brasileiro de Segurança Pública deste ano revela que a taxa de suicídio na população em geral do Brasil está em 8 para cada 100 mil habitantes.

Leia mais no link https://www.brasildefato.com.br/2023/09/27/taxa-de-suicidios-de-indigenas-no-am-e-ms-e-quase-10-vezes-maior-que-a-media-do-pais-diz-estudo

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem