Foto: Reprodução internet
04/02/2024, domingo
O Dia Mundial do Câncer (4 de fevereiro) é uma campanha criada pela União Internacional para o Controle do Câncer (UICC) para inspirar mudanças e mobilizar ações por muito tempo. Por isso, a UICC utiliza como estratégia produzir campanhas com duração de três anos.
A Sociedade Brasileira de Oncologia Clínica (SBOC) aproveita a data para fazer um alerta sobre o diagnóstico precoce para o enfrentamento da doença. Segundo levantamento feito pela entidade, 31% dos mais de 760 oncologistas clínicos entrevistados para um censo consideram o diagnóstico tardio como um dos principais problemas para o controle do câncer no Brasil.
Entre os oncologistas, 19% apontam falhas no acesso e qualidade dos exames de detecção e controle do câncer e 5% se queixam da falta de campanhas ou programas eficientes de conscientização e prevenção, além da baixa adesão da população aos programas de prevenção e tratamento já existentes. O maior problema apontado pela pesquisa realizada no ano passado foi a dificuldade de acesso a novos tratamentos.
Vamos usar o Dia Mundial de Combate ao Câncer para lembrar que os números dessa doença no Brasil indicam a necessidade de ações imediatas, que devem ser tomadas em conjunto, para promover a prevenção ...
Em Tabatinga, ainda não há condições de diagnosticar precocemente o câncer, sendo necessário se deslocar-se à Manaus (AM) também para tratamento.
Seja o primeiro a comentar
Curta nossa página no Facebook https://encurtador.com.br/dmyJP