Tabatinga (AM) - Em respeito e apoio aos povos originários e à população amazônida, atitude sempre presente nas vocações do Comando Militar da Amazônia, a 16ª Brigada de Infantaria de Selva (16ª Bda Inf Sl), realizou uma Ação Cívico-Social (ACISO), no dia (21/02), na Escola Municipal Indígena Aégaou Decatücü, atendendo às Comunidades Indígenas de UMARIAÇU I e II, no município de Tabatinga.
A atividade foi conduzida pelo Comando de Fronteira SOLIMÕES/8º Batalhão de Infantaria de Selva, Organização Militar pertencente à 16ª Bda Inf Sl, e recebeu o apoio do Hospital de Guarnição de Tabatinga, do Distrito Sanitário Especial Indígena (DSEI), do Cartório de Tabatinga, da Agência dos Correios e do Grupo Beneficente Forte São Francisco, numa grande ação integrada.
As atividades foram iniciadas pelo hasteamento do Pavilhão Nacional, dando início a uma série de iniciativas que incluíram dezenas de atendimentos médicos-odontológicos, cortes de cabelo, brincadeiras, emissão e regularização de CPF e certidão de nascimento, vacinações caninas, além da distribuição de kits de higiene dental e de lanches para cerca de 600 pessoas.
A ACISO, ainda, contou com a participação do Grupo Beneficente Forte São Francisco, composto pelas esposas do militares, que ajudaram na atividade.
Assim, a 16ª Bda Inf Sl mostra seu comprometimento com os povos originários, estando sempre presente e estendendo a sua Mão Amiga.