Foto: Reprodução
05/08/2024, segunda-feira
A seca que afeta o Amazonas pode impactar o fornecimento de água potável em Tabatinga, no interior do estado. Desde maio, a Companhia de Saneamento do Amazonas (Cosama) tem realizado manutenções emergenciais no sistema de abastecimento da cidade devido à baixa do nível do Rio Solimões.
Desde o dia 20 de maio até o sábado (3), o nível do Rio Solimões caiu 7,75 metros, com a cota atual em 2,52 metros.
Entre maio e agosto, a Cosama efetuou cinco manutenções emergenciais na estação de captação de água do rio, devido à seca severa que atinge a região.
Para prevenir a falta de água na cidade, a equipe da empresa tem instalado periodicamente novos tubos flexíveis de 400 milímetros de diâmetro, através dos quais a água do Rio Solimões é conduzida até a estação de tratamento.
Segundo a Cosama, o Rio Solimões é responsável pelo abastecimento de água tratada em 55% das residências de Tabatinga. Essa distribuição só é viável enquanto o volume de água do rio for suficiente para a captação na região.
Se o nível do Solimões continuar a diminuir, o abastecimento de água na cidade poderá ser comprometido nos próximos meses.
Fonte: Imediato Online/Rosane Gama
Seja o primeiro a comentar
Curta nossa página no Facebook https://encurtador.com.br/dmyJP