Foto: Reprodução
24/04/2025, quinta-feira
Amazonas – Um vídeo do deputado estadual Sinésio Campos (PT-AM) destacando o papel estratégico que o Amazonas passará a exercer no cenário do comércio internacional com a consolidação de novas rotas comerciais fluviais ligando países andinos aos portos da região viralizou na quarta-feira (16/04). Segundo o parlamentar, o avanço dessas conexões não apenas colocará o estado em uma posição logística privilegiada, como também trará impacto direto na economia local, com reflexos positivos para o polo industrial e para a Zona Franca de Manaus. Veja vídeo:
"Muitos falavam, os ex-superintendentes falavam, é, e não vou registrar o nome aqui, diziam que só tinha uma rota, que era pelo Peru", afirmou Sinésio. "Essa rota do Peru, Bosco, Chancay, é extremamente importante, mas é uma rota com investimento capital chinês. A diferença é que o porto de Manta, no Equador, lá atrás, com o investimento do então presidente Rafael Correia, com o presidente Lula, existem recursos do governo brasileiro para viabilizar essa rota."
De acordo com o parlamentar, a proposta é que duas principais alternativas sejam desenvolvidas: uma passando pelo Peru e outra pelo Equador. Ambas exigem grandes obras de infraestrutura, especialmente nas áreas montanhosas da Cordilheira dos Andes, mas têm um destino comum — os portos do Amazonas. "Independente de uma rota, ou das duas que podem sair, todas essas rotas vão desembocar onde? Na SUFRAMA. Por que na SUFRAMA? Tabatinga é um porto alfandegado. Então, a Suframa terá um papel fundamental e estratégico nesse projeto", explicou.
A fala do deputado reflete uma mudança de paradigma em relação à logística amazônica. Até recentemente, o debate sobre integração comercial do estado com os países vizinhos era limitado. Agora, com apoio político e investimentos do governo brasileiro, essas alternativas ganham força e podem transformar a realidade econômica da região.
Sinésio reforça que tanto a rota via Chancay (no Peru), quanto a via Manta (no Equador), são complementares e não excludentes. "Será os dois, e Quito, desembocando lá em Tabatinga", concluiu.
Fonte: Portal CM7
Seja o primeiro a comentar