Justiça determina medidas de proteção para indígenas no vale do Javari, após ameaças de pescadores ilegais

Foto: Divulgação / Ibama 

26/11/2022, sábado 

De Portal do Holanda 

Manaus/AM - A Justiça Federal do Amazonas determinou que a União adote "todas as medidas necessárias" para a proteção dos indígenas do Vale do Javari, local onde o indigenista Bruno Pereira e o jornalista britânico Dom Philips foram brutalmente assassinados. 

A decisão foi motivada por um pedido da Defensoria Pública da União (DPU) após um grupo de indígenas Kanamari ser ameaçado por pescadores ilegais armados no Rio Itacoaí. Os criminosos apontaram uma arma no peito da liderança, uma senhora indígena, e a ameaçaram de morte. Conforme a denúncia, os criminosos afirmaram que "as mortes no Vale do Javari não vão acabar até que as principais lideranças sejam assassinadas". Em seguida, eles efetuaram disparos nas canoas dos indígenas. O caso aconteceu após os indígenas não terem aceitado uma oferta de tartarugas e peixes em troca de não denunciarem a ação de pesca ilegal na região. 

Conforme a decisão, o governo federal deverá montar uma fiscalização ostensiva nos Rios Ituí e Itacoaí, por meio de agentes da Funai, Ibama, Força Nacional e Forças Armadas. 

Seja o primeiro a comentar

Curta nossa página no Facebook https://www.facebook.com/blogdetabatinga/

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem