Leticianos queimam pneus na Avenida Internacional em protesto contra falta de combustível na cidade

Foto: Periódico Umarí Periódico Umarí - Amazonas

Periódico Umarí Periódico Umarí - Amazonas

Qual é a problemática de combustível no departamento do Amazonas colombiano?

O abastecimento de combustível chega desde Puerto Asís via fluvial via Río Putumayo, devido a mudança climática e o baixo nível do rio, ficou complicado a logística de abastecimento e aumentou o tempo de chegada de combustível.

Todas as estações de serviço tem um limite e a empresa Terpel distribui a quantidade autorizada por cada estação. Devido a falta de combustível, Terpel reduziu o limite diário. Isso gerou largas filas e problemas na região.

No ano de 2022 por mudanças das políticas nos países vizinhos Brasil e Peru, subiu o preço nesses países e a gasolina colombiana é mais barata. A população vizinha desses países se abastecem assim deste combustível colombiano e com isso se incrementou em até 200% consumo.

Devido aos constantes problemas de logística, Terpel começou uma nova rota desde Ecuador navegando o Río Napo até chegar a Leticia-Amazonas. Agora o governo e a empresa Terpel agilizou os temas aduaneiros internacionais para que seja muito mais rápido o trâmite no Ecuador.

Nesse momento estão viajando 2 embarcações por Ecuador e 4 por Puerto Asís. Um milhão de galões estarão chegando a Letícia. Se espera una solução com esta nova rota.

Seja o primeiro a comentar

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem