ALEAM reúne segmentos para debater pirataria nos rios e narconegócios

Foto: Divulgação/Assessoria

23/09/2023, sábado


Armadores, marítimos, autoridade marítima, polícia federal e pescadores estiveram reunidos quinta-feira (21/09) no plenário do Legislativo Estadual para a audiência pública da Comissão de Segurança da Assembleia Legislativa sobre a prática de pirataria e o narcotráfico nos rios do Amazonas. A proposta foi do presidente da Comissão, deputado Comandante Dan (Podemos).


"Na próxima semana estarei no Ministério da Justiça, com o Ministro e o Secretário Nacional de Segurança Pública, e levarei o retrato de uma situação que não temos, atualmente, condições de fazer um enfrentamento eficiente, eficaz e efetivo, o que ficou evidente durante a audiência", declarou Dan Câmara. O parlamentar destacou que há a necessidade de investimentos em capital humano, equipamentos e tecnologia, com uma ação integrada entre as diferentes esferas de poder: "o narcotráfico diversifica seus negócios e é hoje o grande mantenedor da pirataria e da devastação dos recursos naturais do Amazonas; eles ocupam espaços de vazios de poder".

Além do encontro no Ministério da Justiça, agendado para 27 de setembro, o deputado estará na Região do Alto Solimões nas duas primeiras semanas de outubro, realizando audiências da Comissão de Segurança em todos os municípios da calha, culminado com um encontro em Tabatinga, no dia 6 de outubro, entre os prefeitos da Região e o Ministério da Justiça: "precisamos levar as autoridades a sentir na pele a realidade da Amazônia", concluiu Câmara. A Região é a mais afetada no Amazonas pelas práticas criminosas dos narconegócios. De acordo com o Institutos Brasileiro de Petróleo e Gás (IBC), aproximadamente R$ 100 milhões de produtos são roubados anualmente por piratas no Amazonas, somando diferentes cargas.

Por Assessoria de Comunicação


Seja o primeiro a comentar


Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem