Número de casos e internações por Covid-19 sobem no AM devido à mutação do vírus

Foto: Reprodução internet

20/09/023, quarta-feira

No período entre 13 de agosto a 2 de setembro 159 casos foram confirmados semanalmente

A Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas- Dra. Rosemary Costa Pinto (FVS-RCP) informou que, no período entre 13 de agosto a 2 de setembro, a quantidade de casos confirmados para a doença no estado cresceu de 55
para 159 casos semanais.

A vigilância detectou mutações do vírus que estão relacionadas ao referido aumento de casos.

De acordo com o órgão vinculado à Secretaria de Estado de Saúde do Amazonas (Sesam), neste período de 21 dias, foram confirmados casos em 11 municípios do estado: Manaquiri, Barcelos, Iranduba, Coari, Manaus, Tefé, Manacapuru, Tabatinga, Rio Preto da Eva, Careiro e Itacoatiara.

Além disso, foram registradas 47 hospitalizações por Covid-19 no Amazonas, sendo 36% em idosos na faixa etária de 60 anos ou mais. Entre os hospitalizados, 47% apresentaram pelo menos um fator de risco para a doença, como cardiopatias, hipertensão e doença renal crônica.

Dos 47 pacientes hospitalizados, 38 possuíam idade contemplada para vacinação contra a doença, que é de 6 meses ou mais. Desses 38, 26% não tinham tomado nenhuma dose da vacina contra a Covid-19.

Ainda no período, houve o registro de um óbito pelo vírus no Amazonas, em pessoa com idade de 60 anos ou mais com esquema vacinal desatualizado.

Variantes

A FVS-RCP ainda esclareceu que, desde 2020, segue realizando de forma o serviço de vigilância genômica de vírus respiratórios incluindo suas variantes e sub variantes da Covid-19.

Ademais o órgão informou que as medidas de prevenção individuais e coletivas são as mesmas para todos os tipos de vírus respiratórios, independentemente de suas variantes ou sub variantes.

*Confira as medidas de prevenção:*

  * Iniciar ou completar o esquema vacinal contra a Covid-19, que está disponível pelas secretarias municipais de saúde, para pessoas a partir de 6 meses;
  * Lavar as mãos ou higienizar com álcool sempre que necessário;
  * Usar máscara de proteção respiratória, sempre que estiver com sintomas gripais;
  * Procurar a unidade de saúde com sintomas gripais, para que o médico após avaliação recomende o atendimento adequado.

Combate ao vírus

De acordo com a diretora-presidente da FVS-RCP, Tatyana Amorim, o dado é um alerta para a necessidade de enfatizar, mais uma vez, a importância da vacinação.

    "O esquema vacinal contra a Covid-19 está disponível pelas secretarias municipais de saúde para quem tem idade de 6 meses ou mais. É importante que os municípios fortaleçam, ainda mais, a educação em saúde e a importância das pessoas se vacinarem. Todos devem verificar o esquema vacinal e verificar se precisam atualizá-lo", ressalta Tatyana.

Para quem está com sintomas gripais, como tosse, coriza, febre, dor de garganta, diarreia, mialgia e/ou dor de cabeça, a orientação é buscar atendimento em um serviço de saúde mais próximo

Fonte: Radar Amazônico

Seja o primeiro a comentar

Curta nossa página no Facebook  https://encurtador.com.br/dmyJP

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem