Foto: Reprodução de vídeos
19/09/2023, terça-feira
Tabatinga (AM) - O sepultamento sábado (18/09), às 11h, do mototáxi, Marcos Paulo Cauache Samias, 34 anos, da Asssociação dos Mototáxis do Preto, da etnia Kokama, foi feito com revolta e protesto pela violência no nosso município.
As manifestações com o grito de guerra "JUSTIÇA" foram feitas pacificamente em frente à casa do prefeito de Tabatinga, Saul Bemerguy, Câmara Municipal e em frente ao prédio da Prefeitura de Tabatinga.
Participaram das manifestações parentes, as associações de mototáxis e populares.
Tabatinga é um dos municípios mais violentos do Amazonas, e por pouco não está se juntando à média nacional. Não há segurança pública aonde bandidos percorrem as ruas de Tabatinga roubando, assaltando, cometendo latrocínios e assassinatos.
Vivemos em uma área fronteiriça aonde bandidos atravessam as fronteiras para atacar no Brasil, além dos já existentes em nosso País. O espaço territorial é imenso e falta polícia, planejamento e ação para atuar e defender os interesses do povo de bem.
Infelizmente, do jeito que a situação está vai haver mais mortes como já houveram muitos outros.
O MOVIMENTO SOCIAL DO PATRIARCADO CACICADO GERAL DO POVO INDÍGENA KOKAMA DO BRASIL – MPKK emitiu uma nota de falecimento. Veja abaixo:
NOTA DE
FALECIMENTO
É com imenso pesar, tristeza e dor, que o MOVIMENTO SOCIAL DO PATRIARCADO CACICADO GERAL DO POVO INDÍGENA KOKAMA DO BRASIL – MPKK lamenta o falecimento do indígena Kokama Sr. MARCOS PAULO CAUACHE SAMIAS, Moto táxi, natural de Tabatinga-AM, nascido em 13/09/1989, 34 anos de idade. Desaparecido desde sexta-feira, dia 15 de setembro de 2023, vitima de latrocínio acompanhado de decapitação, que levou ao seu assassinato de forma desumana e brutal. Segundo fonte policial, a vítima pegou duas passageiras adolescentes (infratoras, ambas de 14 e 15 anos) que levaram ao local de sua morte, em uma residência na Rua Marechal Mallet, próximo a UBS Vila Verde, onde criminosos estava a sua espera. No dia 17 de setembro seu corpo foi encontrado degolado e enterrado onde foi visto pela ultima vez com vida pela vizinhança. O caso foi solucionado pelas policias e os criminosos serão levados à justiça.
Marcos Paulo é indígena da etnia Kokama, da família do Patriarcado Cacicado Geral Samias, da nação TSAMIA, trabalhou seus últimos dias como moto táxi (filiado na Associação cor Preto) onde morreu em serviço confiando nas passageiras que armaram contra sua vida. Nas horas que não estava trabalhando como moto táxi era um grande pedreiro na cidade de Tabatinga-Am.
A vítima deixa duas crianças (onde era pai e mãe) e os filhinhos o esperavam felizes por trazer o pão de cada dia, filhos que ficarão a sorte da vida e agora sem pai.
Marcos Paulo teve as honras e cortejo por todos os motos táxis, de todas as associações, onde realizaram estações para protesto pacifico em frente à Prefeitura Municipal de Tabatinga, em frente à Câmara de Vereadores e em frente ao Fórum, onde pedem segurança para Tabatinga, paz, respeito à categoria e clamam por justiça. O enterro foi domingo, dia 18 de setembro de 2023, às 11 horas da manhã, no Cemitério Municipal São Lázaro em Tabatinga-AM.
Neste momento de dor e lamento o Patriarca Cacique Geral do Povo Kokama Sr. Edney da Cunha Samias, que era sobrinho da vítima e a Presidente do MPKK Sra. Keyte Simone Rodrigues de Oliveira, se solidarizam com os seus familiares e amigos, elevando os votos de pesar por esta grande perda e agradecemos o seu voluntariado que sempre fez ao MPKK, a família Samias e ao povo Kokama do Brasil.
Agradecimentos a todas as Associações de moto táxis de Tabatinga-AM pelo total apoio e colaboração neste momento de dor e tristeza com sentimento de revolta. #MPKK #tabatinga_am_pedejustica #mototaxi #Kokama #MarcosPauloSamias
Seja o primeiro a comentar