Dados do Instituto Nacional do Câncer (Inca) mostram que o Amazonas deve ter mais 15 mil casos de câncer entre 2023 e 2025. Ao todo, a publicação Estimativa 2023 – Incidência de Câncer no Brasil aborda os 21 tipos da doença mais incidentes no país. O estado pode chegar ao número de 5.450 doentes por ano, no triênio. Para todo o Brasil, a estimativa é de um cenário de 704 mil casos, anualmente.
As projeções funcionam como ferramentas de planejamento e gestão na área oncológica no Brasil, fornecendo informações fundamentais para a definição de políticas públicas.
Este ano, os cânceres de mama feminina e próstata devem ter maior incidência, com 500 e 570 casos, respectivamente. Além desses, devem ter maior incidência na região os de estômago (400); de traqueia brônquio e pulmão (370); além dos de cólon e reto (300).
Multifatorial, o diagnóstico de câncer guarda ligação estreita com fatores ambientais, hábitos e a região de moradia. Quanto pior as condições socioambientais, maior é o número de mortes em casos tratáveis. O processo de envelhecimento da população no Brasil é outro fator a ser considerado, uma vez que, na velhice, há maior incidência de doenças crônicas.
Confira algumas dicas de prevenção:
- Não fumar;
- Adotar uma alimentação saudável;
- Manter o peso corporal adequado;
- Praticar atividades físicas;
- Evitar a ingestão de bebidas alcoólicas;
- Evitar o consumo de carne processada;
- Evitar a exposição ao sol entre 10h e 16h.
Ministério da Saúde
Em Tabatinga não há política pública na Saúde de prevenção e tratamento do câncer, pacientes em suspeitas são enviados à capital do Amazonas, Manaus, para diagnóstico e tratamento.
Seja o primeiro a comentar