Foto: DIvulgação
11/11/2024, segunda-feira
O Centro de Estudos Superiores de Tabatinga da Universidade do Estado do Amazonas (Cestb/UEA), junto a acadêmicos do curso de Pedagogia, inauguraram a Ludoteca ao ar livre nesta quinta-feira (07/11) para receber crianças e proporcioná-las um ambiente divertido, com muitas brincadeiras e aprendizado. O evento teve duas sessões durante a abertura: de manhã, às 9h; e de tarde, às 15h.
Nomeado "Tapiri dos Curumins e Cunhatãs", o espaço na Cestb tem o intuito de propor pesquisas, estudos, atividades, reflexões e práticas pedagógicas realizadas pelos discentes do curso por meio de brinquedos feitos de materiais reutilizáveis, leituras, musicalização, pinturas, arte, entre outras atividades. Assim, a equipe trabalhará a perspectiva das crianças e os estudos sobre a infância delas por meio de tarefas recreativas.
O projeto é uma parceria entre os laboratórios: Laboratório de Bioprospecção, Empreendedorismo e Inovação (Labin); Grupo de Pesquisa, Educação e Diversidade Amazônica (GPEDA); e com o Laboratório Interdisciplinar de Formação de Educadores (Life). Além disso, é financiado pela Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Amazonas (Fapeam), sendo inaugurado durante o XI Encontro Internacional de Pesquisas em Ciências na Amazônia (XI Eipecam), coordenado pelo Prof. Dr. Bruno Gomes de Araújo e o Prof. Francisco Gleison de Souza Rodrigues.
A Prof.ª Dra. Alexandra Nascimento de Andrade, coordenadora do projeto junto à Prof.ª Dra. Maria Auxiliadora Coelho Pinto, expressou que a ludoteca é um lugar acolhedor. "Rememora muito a minha infância, onde meus avós moravam numa casa chamada de tapiri, feita com cascas de paxiúba, que é de uma árvore amazônica. Era um espaço simples, mas também carinhoso", explicou a professora Alexandra sobre a escolha do nome.
A docente afirmou que essa iniciativa serve para aumentar o poder de voz das crianças, ao mesmo tempo mostrar que elas merecem respeito na sociedade. O espaço funcionará de segunda a sexta, das 9h às 16h. Além disso, também terá movimentações da equipe para visitas em escolas indígenas.
Lançamento de livros
Na programação de inauguração do local, estava o lançamento dos dois livros infantis, divulgados pela editora da UEA, são eles: Alfanimais Amazônicos, livro bilíngue (na língua Magüta e na língua portuguesa); e o outro é o Alfabichos da Hiléia Amazônica. Escritos pelas autoras e coordenadoras do "Tapiri dos Curumins e Cunhatãs", Alexandra e Maria.
Texto/Fonte: Amanda Gonzalez/Ascom UEA
Seja o primeiro a comentar
Curta nossa página no Facebook https://encurtador.com.br/dmyJP