@GAAMA |
Fotos: @GAAMA
06/11/2024, quarta-feira
Nas últimas horas da segunda-feira (04/11), a Força Aérea Colombiana, por meio do Grupo Aéreo Amazônico, em conjunto e em coordenação com o Governo do Amazonas, a Prefeitura de Leticia, a Brigada de Selva Nº 26, o Departamento de Polícia, os Bombeiros Voluntários, a Defesa Civil e a Guarda Indígena de Azcaita, realizaram operações de busca e resgate na selva amazônica após receberem uma mensagem de emergência de um cidadã espanhola que estava perdido há três dias.
@GAAMA |
Esther Giménez que estava em Letícia para realizar turismo ecológico imerso na selva amazônica, separou-se do guia se perdendo na vegetação rasteira espessa; em sua angústia, a mulher começou a enviar mensagens de socorro pelo sistema de emergência de seu celular, conseguindo mobilizar as diferentes entidades da região, que imediatamente acionaram um Comando Unificado Pós-PMU.
@GAAMA |
Por isso, a GAAMA participou ativamente da PMU, tendo suas aeronaves pilotadas remotamente para realizar operações aéreas de busca e verificação, bem como operações de alto-falantes para orientar o pessoal que estava imerso na selva.
Após 48 horas de trabalho incansável para garantir o retorno rápido e seguro das duas pessoas, a mulher de 26 anos foi encontrada em boas condições de saúde e posteriormente foi levada a um centro de saúde para prestar os cuidados médicos necessários.
"Estou feliz por estar de volta graças a toda a comunidade que tem me ajudado... Não pensei que eles chegassem tão rápido, são uma equipe maravilhosa", foram algumas das palavras expressas por Esther Giménez após ser resgatada.
Deve-se notar também que as operações de resgate continuam na área para encontrar o paradeiro e o resgate imediato do guia que ainda está na selva, na esperança de poder encontrá-lo são e salvo como o turista estrangeiro.
Dessa forma, sua Força Aérea Colombiana utiliza capacidades aéreas distintas para proteger a integridade de compatriotas e estrangeiros no sul do país, atuando com força e rapidez para salvar vidas a qualquer hora e lugar.
Por: Alexandra León - Jornalista