E-TABATINGA

Operação Prato: Conheça a história de um dos fenômenos de OVNIs na Amazônia

Foto: Amazônia online (Luzes misteriosas vistas nos céus da Amazônia.)

30/12/2024, segunda-feira

Corpos luminosos foram avistados nos céus da Amazônia nos anos 1970, aterrorizaram a população e até hoje intrigam autoridades.

No final da década de 1970, o Brasil vivenciou um dos episódios mais misteriosos de sua história. Os estados do Pará e Maranhão foram palco de uma série de avistamentos de objetos voadores não identificados (OVNIs), que causaram comoção e temor entre os moradores da região e, nos anos posteriores, repercussão nacional e internacional.
Na época, os fenômenos foram investigados pela Força Aérea Brasileira (FAB), através de uma operação militar chamada "Operação Prato". Recentemente, a história desses eventos, que é muito conhecida por amantes de ufologia, voltou a circular entre o grande público com o lançamento do podcast investigativo "Operação Prato", uma produção de 2024 da Globo com direção de Ivan Mizanzuk. A seguir, entenda mais sobre o caso.
O mistério dos OVNIs na Amazônia
Os relatos de avistamentos de OVNIs na região começaram no final dos anos 1960 e se intensificaram durante a década de 1970. Em 1977, um episódio em particular, acontecido na Ilha do Caranguejo, nas proximidades de São Luís atraiu a atenção da mídia regional e autoridades. Durante a madrugada, quatro pescadores teriam encontrado um corpo luminoso e de fogo; dois deles ficaram seriamente feridos e um veio a óbito.
A partir daí, moradores de diversas cidades do Maranhão e Pará, como o município de Colares e outras localidades próximas ao litoral, começaram a relatar aparições de luzes misteriosas no céu. As luzes eram descritas como discos brilhantes e, em alguns casos, chegavam a realizar manobras inexplicáveis no céu. Além disso, surgiram relatos de supostos contatos com seres extraterrestres, o que aumentou a tensão e o medo entre a população local.
Em alguns episódios, as luzes teriam provocado queimaduras nas pessoas que estavam no local e até machucado animais. A região foi transformada em um verdadeiro ponto de foco para especulações sobre a existência de vida extraterrestre.
A Operação Prato: investigação militar secreta
Em resposta aos crescentes relatos e impacto sobre a população, a FAB foi acionada a realizar uma investigação sobre as movimentações aéreas estranhas no território. Ainda em 1977, a Operação Prato foi oficialmente iniciada, com o objetivo de monitorar os fenômenos ufológicos e investigar os depoimentos de moradores. A operação contou com a presença de militares e cientistas que, além de coletar depoimentos de testemunhas, realizaram patrulhas aéreas e registraram imagens dos objetos voadores.
Apesar de muitos documentos sobre a operação permanecerem confidenciais por anos, algumas informações começaram a ser reveladas nos anos seguintes. A Operação Prato, que durou até 1978, foi considerada um dos maiores e mais secretos esforços do Brasil para investigar OVNIs. A Força Aérea não chegou a uma conclusão definitiva sobre o fenômeno, mas os arquivos da operação geram discussões e teorias até hoje.

Referências da notícia
Fonte: Meteored/João Cunha (tempo.com)

Seja o primeiro a comentar

Curta o Blog de Tabatinga nas redes sociais @blogdetabatinga Facebook, X, Instagram e YouTube

Postar um comentário

Postagem Anterior Próxima Postagem