Foto: Agência Brasil (Floresta Amazônica)
29/12/2024, domingo
Projeto levará internet de fibra ótica a escolas, hospitais e centros de pesquisa em 13 municípios remotos da floresta amazônica
O Ministério das Comunicações anunciou que a partir de janeiro vai iniciar uma obra orçada em R$ 268 milhões para levar internet de banda larga a 13 cidades na floresta amazônica. O projeto, batizado de "estrada digital", prevê a instalação de 1,1 milha de cabos de fibra ótica sob as águas do rio Amazonas, conectando escolas públicas, hospitais e centros de pesquisa em regiões de difícil acesso.
A infovia será implantada por uma plataforma fluvial que percorrerá o trajeto entre Tefé (AM) e Atalaia do Norte (AM), passando por Tabatinga (AM), cidade localizada na tríplice fronteira com Colômbia e Peru.
"Essa obra é essencial para levar internet para pessoas que vivem em locais de difícil acesso e com pouca cobertura das operadoras", afirmou o ministro das Comunicações, Juscelino Filho. "Vamos levar conectividade para eles, para que possam ser inseridos no mundo digital e usar mais serviços públicos com qualidade, como a internet em sala de aula."
O projeto beneficiará diretamente 85 escolas públicas, 12 hospitais e sete centros de pesquisa, conectando essas instituições à internet de alta velocidade e possibilitando avanços em educação, saúde e ciência.
A iniciativa faz parte de um programa mais amplo que prevê a implantação de oito "estradas digitais" na região Norte, com um investimento total de R$ 1,3 bilhão. O objetivo é ampliar a conectividade em áreas remotas, promovendo inclusão social e desenvolvimento econômico em comunidades historicamente isoladas.
Fonte: 247
Seja o primeiro a comentar