Embora o relatório divulgado pela Organização Meteorológica Mundial (OMM) tenha definido 2023 como o ano mais quente da história do planeta Terra, com temperatura média 1,45°C acima dos níveis registrados durante o período pré-industrial (1850 a 1901), as chuvas não pararam em alguns municípios brasileiros.
Assim, de acordo com informações do Boletim Anual de Precipitação no Brasil, divulgado anualmente pelo programa de pós-graduação em engenharia civil e ambiental da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), as 10 cidades que mais chovem no Brasil estão nos estados do Amazonas, Rio Grande do Sul, Rio de Janeiro, Santa Catarina e São Paulo.
Esse resultado é referente ao ano de 2023. Afinal, a pesquisa analisou dados coletados entre 1 de janeiro de 2023 a 31 de dezembro do mesmo ano de 1.025 estações do Centro Nacional de Monitoramento e Alertas de Desastres Naturais (Cemaden) para montar o balanço geral de chuvas no país.
Nesse sentido, a média anual de chuvas no país em 2023 foi de 1.151 mm e as cidades indicadas como as que mais chovem no Brasil foram:
1. Tabatinga – AM
2. Passo Fundo – RS
3. Mangaratiba – RJ
4. Fonte Boa – AM
5. São Sebastião – SP
6. Passo Fundo – RS
7. São Paulo de Olivença – AM
8. Ponte Serrada – SC
9. Xanxerê – SC
10. Apuí – AM
Fonte: Quinto Andar, Meu Lugar
Seja o primeiro a comentar
Curta nossa página no Facebook https://encurtador.com.br/dmyJP